Primeiro crematório do DF segue sem data de conclusão e inauguração

Um antiga promessa do Governo do Distrito Federal e também velha reivindicação da população brasiliense, o crematório no cemitério Campo da Esperança ainda deve demorar para sair do papel. Em abril deste ano, o governo local disse que a construção estava já com 90% de execução e que em breve seria aberto. Mas, ainda hoje nada foi feito.

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) disse que “ainda há pendências processuais a serem dirimidas, além de testes de queimas que são realizados pela empresa estrangeira onde o forno foi adquirido”. Assim não há previsão de conclusão da obra, mas espera-se que tudo seja finalizado ainda neste semestre.

O crematório será uma solução para o pouco espaço restante nos cemitérios locais para novos jazigos. Dados da Sejus apontam que a unidade da Asa Sul, que abrigará a edificação, tem atualmente uma vida útil de aproximadamente sete anos. O DF realiza uma média de 1.046 sepultamentos mensais. O subsecretário de Assuntos Funerários da Sejus, José Carlos Medeiros, espera que em cinco anos a cremação represente 45% dos serviços do cemitério.

O novo crematório ficará no complexo do cemitério Campo da Esperança da Asa Sul, e ocupará um espaço de 289m² que servirá como opção aos seis cemitérios existentes na capital. As obras custarão R$ 406 mil.

Esse crematório será um benefício para a vida dos brasilienses, que por falta de opção às vezes se deslocam para os municípios goianos de Anápolis e Valparaíso para cremar seus entes queridos.

Sobre a obra
A edificação contará com câmara fria, câmara ardente, depósito de resíduos, sanitário com acessibilidade e uma sala de despedida com capacidade para 40 pessoas. De acordo com informações do GDF, a obra, que tem formato octogonal, possui aberturas e janelas em todas as fachadas, o que propicia a entrada de luz para o momento da despedida do ente querido. A construção é baseada no princípio da concepção que o urbanista Lúcio Costa adotou para o desenho do cemitério, que é formado por uma espiral definida a partir do octógono.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*