A seleção feminina brasileira de futebol finalizou sua participação na primeira fase da Copa América Feminina, disputada na Colômbia, com uma goleada marcante. O Brasil aplicou 6 a 0 no Peru, a maior goleada desta edição da competição, nesta quinta, 21, igualando a vitória do Uruguai sobre as mesmas peruanas na segunda,18. O confronto foi sediado no Estádio Pascual Guerrero, em Cali.
A equipe brasileira, presente no Grupo B, teve quatro vitórias em quatro jogos, 12 pontos somados, 17 gols marcados e nenhum sofrido. O Peru terminou na lanterna, sem pontos ganhos e gols feitos, e levou 18 gols na competição.
O próximo adversário das brasileiras comandadas por Pia Sundhage é o Paraguai. O duelo pelas semifinais será na próxima terça, 26, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Alfonso López, em Bucaramanga. A classificação à final assegura ao Brasil, de uma só vez, as vagas na Copa do Mundo de 2023, na Austrália e Nova Zelândia, e nos Jogos de Paris (França), em 2024.
Pia entrou com um time alternativo e ao invés do habitual 4-4-2, a técnica escalou a equipe no 3-4-3, com as laterais Letícia Santos e Fê Palermo compondo o trio defensivo com a zagueira Kathellen. O meio-campo teve Luana e as Dudas Santos, Sampaio e Francelino, com Gabi Portilho, Kerolin e Geyse fazendo a trinca ofensiva. Já o Peru, por sua vez, foi a campo com a mesma equipe goleada pelo Uruguai.
O Brasil precisou de 40 segundos para sair na frente. Na sequência de uma troca de passes, Geyse invadiu a área pela direita e cruzou rasteiro para Duda Francelino abrir o placar. Aos 17 minutos, foi a vez de Duda Sampaio marcar um gol. Aos 41, Duda Santos avançou na esquerda e encontrou Geyse livre, na área, para fazer o terceiro. Dois minuots depois, o Brasil, incansável, ampliou o placar com cobrança de pênalti de Duda Santos.
Na volta dos vestiários, a seleção canarinha conseguiu seu quinto gol logo no primeiro minuto de bola rolando, com Fê Palermo, de cabeça, completando a cobrança de escanteio de Duda Sampaio pela direita. Aos três, Duda Sampaio foi derrubada na área e sofreu pênalti, cobrado e convertido por Adriana.
Seja o primeiro a comentar