A serotonina, popularmente conhecida como “o hormônio da felicidade”, é um neurotransmissor liberado entre os neurônios e está associada principalmente à sensação de bem-estar. Ela é sintetizada a partir de alguns aminoácidos, como o triptofano, que pode ser encontrado em alguns alimentos, como peixes e alguns grãos.
A síntese da serotonina ocorre na fenda sináptica, quando ocorre a sinapse entre os neurônios no cérebro. A liberação da serotonina não ocorre necessariamente quando há um estímulo de felicidade, ou seja, essa síntese é constante.
Para que serve a serotonina?
O papel da serotonina está relacionado principalmente ao sistema de recompensa cerebral, ou seja, às sensações de bem-estar. Além disso, entre as outras funções do neurotransmissor estão:
Sensação de prazer;
Regulação do humor;
Regulação do sono;
Regulação do apetite;
Desejo sexual;
Regulação do ritmo cardíaco e das funções cognitivas.
Sinais de serotonina baixa
De acordo com Andressa Heimbecher, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo, ainda pouco se sabe sobre como ocorre a deficiência de serotonina, se realmente há baixa produção de serotonina ou se o paciente não consegue aproveitar a serotonina de forma adequada na fenda sináptica.
No entanto, quando ocorre essa deficiência, é comum que o paciente apresente sintomas de depressão e ansiedade. Por isso, quando os níveis de serotonina estão baixos, é possível observar alguns sinais, como:
Fadiga;
Mau humor;
Insônia;
Estresse;
Dor de cabeça;
Baixa libido;
Falta de motivação.
“O tratamento é aumentar a disponibilidade de serotonina, mas isso ainda é muito controverso. O que a gente sabe é que, quando existe uma dificuldade do funcionamento dessa serotonina no cérebro, independente se ela tá normal ou baixa, esse paciente tende a ter mais ansiedade e mais transtornos depressivos”, explica Andressa.
Como aumentar a serotonina?
Segundo Agamenon Honório, psiquiatra e médico acupunturista do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, a principal maneira de elevar os níveis de serotonina é através da alimentação saudável e rica em triptofano, o aminoácido que sintetiza a serotonina.
Geralmente, o triptofano pode ser encontrado em frutas, como a banana, e em algumas carnes, como as carnes de aves e peixes. Outros alimentos que também podem ajudar na produção de serotonina são:
Abacate;
Ovo
Mel;
Nozes;
Tofu;
Canela;
Chocolate amargo.
Além da alimentação, a liberação de serotonina também pode ser estimulada através da prática de atividades físicas, da exposição à luz solar e de outras atividades relaxantes.
“Pessoas que praticam atividade física têm uma melhora nesses quadros depressivos, elas podem melhorar em torno de 10% a 20%. E a depressão está muito relacionada com o estilo de vida, com o humor e com o afeto”, afirma o psiquiatra.
Seja o primeiro a comentar