Todos os sábados, veículos da Secretaria de Saúde irão transitar pelas cidades satélites do Distrito Federal para intensificar a cobertura vacinal contra a Covid-19 e a influenza. No último sábado, 16, o projeto Carro da Vacina esteve presente em sete regiões administrativas.
“Vamos levar a imunização às comunidades rurais ou vulneráveis, onde as pessoas encontram maior dificuldade de ir até uma unidade básica de saúde para se imunizar”, explica a secretária Lucilene Florêncio. Ela esteve hoje no Sol Nascente, Engenho das Lages (Gama) e Núcleo Rural Monjolo (Recanto das Emas). Também houve imunização na Vila Telebrasília (Plano Piloto), Guará II, Vale dos Pinheiros (Sobradinho) e Capão Seco (Planaltina). Ao todo, foram aplicadas 2.587 vacinas.
O percurso dos carros é estabelecido por meio de um acordo entre a Secretaria de Saúde, a administração de cada região administrativa e os movimentos sociais.
A primeira edição do Carro da Vacina aconteceu em janeiro, no Sol Nascente, onde já ocorreram 19 edições.
A ampliação da proposta reflete os esforços da Secretaria de Saúde em aumentar a segurança pública contra o coronavírus. De segunda a sexta-feira, são cerca de 80 unidades básicas de saúde (UBSs) com vacinação, incluindo postos com funcionamento até às 22h.
Seja o primeiro a comentar