O déficit comercial da zona do euro quase dobrou no mês de abril em comparativo com março, depois de passar por uma expansão já recorde em março, e a produção industrial cresceu no mesmo período, foi o que apontou dados oficiais nesta quarta, 15.
A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, afirmou que os 19 países que usam o euro registraram déficit comercial de 32,4 bilhões de euros em abril, em relação a um déficit de 16,4 bilhões de euros em março. No mesmo período do ano passado, foi apontado um superávit de 14,9 bilhões de euros.
Ajustado para mudanças sazonais, o déficit comercial da zona do euro foi de 31,7 bilhões de euros.
O preço sem reajustes das importações em abril cresceu 39,8% em comparação ao ano anterior, e o valor das exportações aumentou somente 15,7%.
O déficit comercial da UE com Moscou, seu principal fornecedor de energia, superou o quádruplo para 62,6 bilhões de euros no primeiro trimestre, ante 14,7 bilhões no mesmo período de 2021.
A oscilação na preço das importações energéticas foi o destaque, com o déficit no comércio de energia quase triplicando para 183,6 bilhões de euros nos primeiros quatro meses do ano em comparação com o mesmo período de 2021.
A produção industrial nos países da zona do euro aumentou 0,4% em relação ao mês anterior, porém contou com recuo de 2% em relação a 2021.
Seja o primeiro a comentar