A Administração Regional do Sol Nascente está realizando um mutirão de limpeza nas ruas da cidade. O foco da ação é acabar com os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya .
Com a chegada das chuvas, o acúmulo de água em pneus velhos e descartados, podem se tornar um grande problema de saúde pública, tornando-se assim, verdadeiros focos do mosquito da dengue.
Durante quatro dias de trabalho, foram recolhido 1,6 mil pneus jogados em áreas vazias e nas calçadas da cidade.
Depois de retirados das ruas, os pneus estão sendo encaminhados para o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) que recebe o material e o repassa para uma empresa que dá a destinação final do produto. Por lei, a competência de recolhimento é dos próprios fabricantes e não do SLU.
“Os responsáveis pelo descarte irregular dos pneus são borracharias e oficinas mecânicas. Estamos recolhendo inclusive das borracharias, porque eles vão acabar jogando nas ruas mesmo”, afirma Devanir Martins, coordenador do Polo Oeste, que está em parceria com a Administração do Sol Nascente. “A gente tenta conscientizar a população, mas as pessoas insistem em jogar os pneus na rua”, afirma o administrador da cidade, Cláudio Ferreira.
Além do recolhimento de inservíveis e de pneus, as equipes do GDF Presente, em parceria com o SLU, recolheram 300 toneladas de entulho, usaram 20 toneladas de massa asfáltica em operações tapa-buracos na quadra 108 do Setor Habitacional Pôr do Sol e fizeram terraplanagem em 4 km de ruas ainda não asfaltadas da região.
Seja o primeiro a comentar