A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados promove na próxima quarta, 8, a segunda edição do curso Mais Mulheres na Política. A medida integra a Estratégia Mais Mulheres no Poder, lançada pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, em 2014.
A proposta visa incitar a participação feminina na política e nos cargos de poder e decisão, com ações voltadas ao pleno exercício da democracia representativa e participativa.
Atualmente, as brasileiras são mais de 50% do eleitorado e da população, porém o país ocupa a 143ª posição entre 193 países em participação de mulheres na política, segundo ranking da União Interparlamentar (UIP).
Desde a implantação do direito ao voto feminino em 1932, a maior participação política feminina aconteceu em 2018, quando as eleitas foram 15% do total de cadeiras da Câmara e Senado.
Nas eleições municipais de 2020 para as prefeituras, apenas 12% de mulheres foram eleitas; e para as câmaras municipais, 16%. Em âmbito municipal, 900 cidades não conseguiram nenhuma vereadora eleita nas eleições de 2020.
Seja o primeiro a comentar