Obras do viaduto do Riacho Fundo II beneficiarão 90 mil motoristas da região

Das 225 estacas necessárias para concluir a fundação do viaduto do Riacho Fundo II, 110 já foram concretadas. Assim que esta etapa foi finalizada, serão construídos os pilares e a laje do elevado. A construção do viaduto visa acabar com os engarrafamentos diários na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), beneficiando 90 mil veículos que circulam diariamente pelo local. O investimento é de R$ 22,3 milhões.

O superintendente de Obras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Cristiano Cavalcante, diz que a próxima fase dos serviços será a edificação dos dois viadutos que compõem a estrutura. A obra, iniciada em 2 de dezembro de 2021, está com 9% de execução.

A administradora do Riacho Fundo, Ana Lúcia Melo, destaca que os moradores do local aguardam ansiosamente pelo viaduto. “Essa obra vai salvar pessoas. Nesse trajeto, muitas vidas foram ceifadas”, avaliou Ana Lúcia. Ela ressaltou também o comprometimento da atual gestão do DF, que está tornando realidade um equipamento prometido durante 30 anos.

Na fase atual da obra estão sendo utilizados 500 mil kg de aço e 2,5 mil m³ de concreto. Depois de finalizadas as fundações da obra serão feitos os pilares e, por último, será feita a laje do viaduto. “Essa obra beneficiará Riacho Fundo, Samambaia, Águas Claras, Park Way, Núcleo Bandeirante, Taguatinga, Arniqueira e veículos de outros estados que transitam pela BR-075”, informou o superintendente de Obras do DER.

Até agora, há 80 trabalhadores na obra, mas Cristiano Cavalcante diz que esse número chegará a 300 nas próximas etapas da construção do viaduto.

Ele também destaca que a mobilidade de pedestres está garantida no projeto do viaduto, com faixas de pedestre ao longo do percurso. Todas as ações estão sendo minuciosamente pensadas, como um quiosque de lanches, que devido à obra será trocado de lado, mas continuará funcionando.

O canteiro de obras, instalado no Riacho Fundo II, em frente à Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), no sentido Samambaia, tem uma área de 1,2 mil m². A obra consiste em dois viadutos, que serão erguidos na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB/ DF-075), no acesso ao Riacho Fundo e à Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) de Águas Claras. O local escolhido para a construção é uma importante rota de entrada e saída de Brasília pela BR-060.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*