O Campeonato Brasileiro de natação paralímpica, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, foi encerrado neste sábado, 14. O torneio contou com a participação de 248 atletas e foi marcada pelo recorde mundial de Gabriel Bandeira nos 100 metros (m) nado borboleta da classe S14 (deficiência intelectual), modalidade em que conquistou medalha de ouro na Paralimpíada de Tóquio (Japão).
O triunfo do medalhista paralímpico ocorreu na última sexta, 13, pelo segundo dia de competições. O paulista de 22 anos completou o percurso em 54s18, ultrapassando em 28 centésimos o tempo do britânico Reece Dunn no Campeonato Mundial de 2019, em Londres (Grã-Bretanha). Na quinta, 12, Bandeira também bateu o recorde das Américas dos cem metros nado costas, com 51s70.
A competição no CT Paralímpico foi a última antes do Mundial em solo português. O Brasil terá uma delegação de 29 nadadores, que tiveram os nomes anunciados na última terça, 10. Grande parte (23) precisou atingir índices durante as duas primeiras fases nacionais. Outros cinco (Bandeira entre eles) estavam garantidos por terem conquistado medalhas de ouro nos Jogos de Tóquio.
Seja o primeiro a comentar