Após o fim do prazo para realizar o cadastro eleitoral para as Eleições deste ano, o Superior Tribunal Eleitoral comemorou o número de novos eleitores. Mais de 2 milhões de jovens entre 16 a 18 anos solicitaram a primeira vida do título de eleitor e devem comparecer às urnas em outubro para exercer o direito de votar. O TSE informou que houve um crescimento de 47,2% em comparativo com as últimas eleições gerais.
A possibilidade de tirar o título de eleitor pela internet e também a realização da Semana do Jovem Eleitor de 2022, promovida pela Justiça Eleitoral, apresentou frutos positivos, de acordo com o TSE. Nos últimos 31 dias, mais de 8 milhões de pessoas fizeram a solicitação.
“Os jovens brasileiros foram convocados e atenderam ao nosso pedido”, afirmou o presidente do TSE, Edson Fachin, durante a sessão plen desta quinta, 5. Ele destacou que a justiça eleitoral sempre promove campanhas de conscientização e incentiva o eleitorado como um todo, especialmente os jovens.
Semana do Jovem Eleitor de 2022
A iniciativa foi fundada em 2015 visando incentivar jovens de 15 a 18 a se interessem em contribuir na escolha dos políticos que representarão o Brasil. Mesmo com o projeto permitindo que adolescentes de 15 anos possam tirar o título, apenas aqueles que completaram 16 anos até o primeiro dia das eleições poderão votar.
Fonte: Brasil 61
Seja o primeiro a comentar