O Ministério da Saúde anunciou o começo da 2 ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo nesta segunda, 2. Até o dia 3 de junho, além de idosos e profissionais de saúde, a imunização também abrangerá crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores e pessoas com comorbidades também devem se vacinar. É esperado que 90% do público-alvo da campanha que tem 76,5 milhões de brasileiros seja vacinado em aproximadamente 38 mil unidades básicas de saúde (UBS) do país.
“É importante se vacinar em qualquer época. As vacinas do Plano Nacional de Imunização (PNI) estão disponíveis para todos. Investimos mais de R$ 4 bilhões com vacinas para o PNI, fora a da vacina da Covid-19. O presidente Bolsonaro gastou cerca de R$ 30 bilhões em vacinas contra o coronavírus”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em entrevista à Voz do Brasil no lançamento da campanha.
Vacinação de crianças
O ministério disse que no caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve levar em conta a vacinação com a apenas uma dose em 2022. Enquanto as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, é recomendado o agendamento da próxima dose contra a gripe para 30 dias após a primeira dose. Já as crianças que precisam tomar a vacina contra o sarampo, não é preciso cumprir intervalo com a vacina da gripe. As duas vacinas poderão ser recebidas no mesmo dia.
A meta da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando novos números de morte e colapso no sistema de saúde. O Governo Federal enviou mais de 80 milhões de doses do imunizante da gripe aos estados e ao Distrito Federal para que a vacinação ocorra.
Seja o primeiro a comentar