O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, afirmou nesta sexta, 29, que existe um intenso risco de que os acordos de paz com a Rússia sejam finalizados, e parlamentares estadunidenses prometeram avançar rapidamente com um plano para encaminhar até US$ 33 bilhões para auxiliar Kiev a seguir resistindo ao ataque de Moscou.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse durante visita a Kiev nesta quinta, 28, que o resgate de civis da siderúrgica de Mariupol está sendo dificultado pelo forte ataque da Rússia, como parte da sua ofensiva no sul e no leste da Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, acusou Kiev de mudar seu posicionamento por, de acordo com ele, ordens dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Zelenskiy elogiou a medida de ajuda feita pelo presidente norte-americano, Joe Biden, nesta quinta, 28, referente a quase 10 vezes o auxílio que Washington enviou até agora desde o início da guerra no dia 24 de fevereiro.
A presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, afirmou que parlamentares aguardam passar um pacote de ajuda equivalente a US$ 33 bilhões “assim que possível”.
Seja o primeiro a comentar