“Com a elevação da Santa Hóstia à zero hora de hoje (21 de abril de 1960), Brasília tornou-se a capital do Brasil”. Desta forma foi divulgada a inauguração da cidade pelo jornal que nascia junto com o local, o Correio Braziliense. A capa dessa edição integra a exposição BSB 61 + 1 anos de história, no Centro Cultural Banco do Brasil.
A exposição estará disponível para visitação até o dia 20 de maio. O coquetel oficial de lançamento aconteceu nesta segunda, 25, com a presença de autoridades locais. O governador Ibaneis Rocha esteve no evento para contemplar a mostra que tem 62 painéis com as capas do jornal publicadas no dia do aniversário da capital federal.
“Primeiramente, temos que dizer que a história do Correio Braziliense se confunde com a história de Brasília. E esse cenário fica claro nas capas do jornal que nós temos aqui durante os 62 anos da nossa capital. Ficamos contentes com a consolidação do Correio Braziliense, que é a consolidação da nossa cidade como um todo”, afirmou o governador.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues também esteve no evento. Para ele, a exposição homenageia a história da cidade e do jornal e também toda a população brasiliense. “Transitar pelas primeiras páginas do jornal é também andar pela história de Brasília. É um jornal que usa a camisa da cidade, que incorpora a alma de Brasília”, afirmou.
O vice-presidente executivo do Correio Braziliense, Guilherme Machado, afirmou que o grupo Diários Associados, do qual fazem parte o jornal e a TV Brasília, que foram instaurados juntos com a capital federal , também comemorou mais um aniversário da cidade por meio das capas, por ser difícil desvincular as duas trajetórias.
Seja o primeiro a comentar