Clima nas negociações para encerrar a guerra na Ucrânia segue instável

Negociadores russos e ucranianos promoveram mais uma rodada de discussões sobre cessar-fogo nesta sexta, 22, afirmou o chefe da delegação de Moscou. Porém, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que as iniciativas diplomáticas para acabar com o conflito continuam estagnadas.

O negociador-chefe da Rússia, Vladimir Medinsky, confirmou em uma reportagem da agência de notícias Tass de que “várias conversas longas” haviam sido feitas, mas forneceu detalhes. No início da semana, o Kremlin informou que a Rússia propôs uma nova proposta por escrito, entretanto o mandatário ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que não havia visto ou ouvido nada acerca do assunto.

Em comentários separados nesta sexta, 22, Lavrov, que acusou Kiev anteriormente de dificultar o processo de paz, expressou um tom desanimado sobre as negociações.

“Nossa última proposta foi liberada aos negociadores ucranianos há cinco dias e feita conforme os comentários que recebemos deles,e ainda não foi respondida”, disse Lavrov em um briefing.

O presidente russo, Vladimir Putin, falou ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, por meio de um telefonema que a Ucrânia está mostrando que não está apta para encontrar soluções mutuamente aceitáveis, e acusou a parte ucraniana de ser “inconsistente nas negociações”.

Após um suposto progresso nas conversas por um cessar-fogo no mês passado, o clima em torno das negociações de paz azedou depois de Kiev acusar as tropas russas de realizaram atrocidades em uma cidade próxima à capital, enquanto saíam do local.

Moscou nega as acusações, alegando que elas foram criadas para impedir a imposição de paz e servir como pretexto para novas sanções do Ocidente contra eles.

*É proibida a reprodução deste conteúdo
FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*