Mais 12 mil escolas públicas terão acesso gratuito à internet nos próximos meses

O Ministério das Comunicações disponibilizará 12 mil novos pontos de internet em escolas públicas nos próximos quatro meses. A medida integra o Programa WiFi Brasil e visa conectar todos os estabelecimentos de ensino à rede mundial de computadores até o fim de 2022.

Durante solenidade no Palácio do Planalto, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que durante a pandemia de Covid-19 25 mil centros de ensino do país não tinham acesso à internet. Atualmente, 9.853 pontos de internet do WiFi Brasil já funcionam nas escolas. Com a nova iniciativa, a cobertura deve atingir 90% dessas unidades até o meio do ano.

“Estamos firmando um acordo com a Telebras e com a RNP [Rede Nacional de Ensino e Pesquisa] para conectarmos 12 mil escolas, nos próximos quatro meses. Restaram apenas 2,5 mil escolas para receberem a conexão no segundo semestre. E a promessa será cumprida: vamos entregar 100% das escolas conectadas”, assegurou o ministro.

Segundo Fábio Faria, os novos pontos de internet auxiliarão para zerar o número de escolas sem acesso à rede nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Nordeste, os estados de Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte também estarão 100% conectados. Os demais estados nordestinos e da Região Norte receberão cobertura integral até o fim deste ano.

Dos 9.853 pontos de internet instalados nas escolas até o momento, 93% estão em áreas rurais. Márcio Migon, ex-coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), afirma que a medida em locais rurais gera benefícios que transpassam a sala de aula.

“A internet está chegando nas escolas e esse potencial fica ainda mais alavancado, possibilitando que a população tenham acesso a essa nova tecnologia, que é uma tecnologia habilitadora. Fico otimista com as inovações emergirão localmente, com as iniciativas da sociedade a partir de tudo isso”, comemora.

Programa WiFi Brasil
A cobertura integral das escolas da rede pública do Brasil é parte do Programa WiFi Brasil, que também propõe a instalação de antenas e roteadores em assentamentos rurais, unidades básicas de saúde, aldeias indígenas e telecentros comunitários. Além disso, o programa também visa disponibilizar antenas nas praças públicas com acesso gratuito a todos em geral. Segundo o governo, dos 15 mil pontos já instalados, mais de 10 mil estão em áreas rurais e isoladas dos centros urbanos.

Fonte: Brasil 61

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*