A Polícia Federal cumpre nesta terça, 12, seis mandados de busca e apreensão, nas cidades de Matupá, Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso, e em Iporá, Goiás. A meida, no âmbito da Operação Escudo de Palha, apura o desmatamento ilegal na terra indígena Menkragnoti, nas proximidades da aldeia Kotori, no município de Peixoto de Azevedo (MT).
A PF explica que a investigação foi iniciada em fevereiro de 2022, após denúncia feita para a Fundação Nacional do Índio (Funai) em Cuiabá de extração ilegal de madeira na terra indígena. Segundo a denúncia, nas proximidades da aldeia tinha aproximadamente 2 mil metros cúbicos de madeiras cortadas e prontas para serem retiradas. Os madeireiros da cidade de Peixoto de Azevedo ofertaram cerca de R$ 70 mil para a retirada dessa madeira.
No mesmo período da denúncia, foi realizada uma ação integrada entre a Polícia Federal, Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Ibama e Delegacia de Meio Ambiente (Dema), que após sobrevoo de helicóptero, notou o desmatamento e a existência de madeiras cortadas. Na ação, foram realizadas apreensões de armas e veículos pelo Ibama na terra indígena e nos seus arredores.
Seja o primeiro a comentar