A Marinha publicou nesta sexta, 1, o levantamento da operação de fiscalização de tráfego aquaviário ao longo do último verão (2021/2022), entre dezembro do ano passado e março deste ano. No total, mais de 83,6 mil embarcações foram abordadas no Brasil. A quantidade de notificações foi de 4.373, com apreensão de 716 embarcações irregulares. Durante o período abordado, ocorreram 134 acidentes náuticos.
Em comparativo com o verão anterior (2020/2021), os números são mais positivos.
As fiscalizações acontecem tanto no litoral quanto em águas interiores e mobilizam todos os nove distritos navais e as mais de 68 capitanias, delegacias e agências da Marinha distribuídas pelo país. O verão é considerado o momento mais movimentado do ano em termos de tráfego de embarcações de esporte e lazer. A Operação Verão da Marinha, no formato atual, é feita regularmente em todos os verões desde 2011.
De acordo com o balanço da Diretoria de Portos e Costas da Marinha, as infrações mais comuns registradas nas ações de fiscalização são: falta de habilitação dos condutores, documentação da embarcação incompleta ou vencida, ausência de material de salvamento (coletes, boias, extintores de incêndio), superlotação da embarcação, consumo de bebida alcoólica durante a condução e más condições de navegabilidade das embarcações.
Seja o primeiro a comentar