Amazonas, Rio de Janeiro e Roraima lideram ranking de óbitos por tuberculose

No Dia Mundial da Tuberculose, comemorado nesta quinta, 24, o Ministério da Saúde compartilhou novas informações sobre a doença no país. Pelo levantamento, Amazonas, Rio de Janeiro e Roraima são os estados que mais contam com o diagnóstico da enfermidade. Em relação à mortalidade, Rio de Janeiro, Acre e Amazonas lideram o ranking. A pasta informa que avaliando todo o território nacional, em 2021 foram registrados 68.271 casos novos de tuberculose. Em 2020, foram 68.939 casos novos e 4.543 mortes pela doença. Em 2019, o número de óbitos foi próximo ao do ano anterior, 4.532.

Os dados do ministério apontam que, em comparativo com os anos anteriores da série histórica nos anos de 2020 e 2021, foi notado um recuo elevado na incidência de tuberculose. Além disso, a pesquisa também aponta que homens com idade entre 20 a 34 anos têm quase três vezes mais chance de adoecimento do que mulheres na mesma faixa etária.

O Ministério da Saúde afirma que o SUS ofereceu aproximadamente 90 mil tratamentos com o esquema básico para a tuberculose em 2021. As pessoas contaminadas com HIV, a coinfecção por tuberculose é a principal causa de mortes. O Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Santa Catarina apresentaram as maiores taxas de coinfecção entre tuberculose e HIV.

Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, gerada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também chamada de bacilo de Koch. O principal órgão afetado pela bactéria é o pulmão, embora possa afetar os demais órgãos. A forma extrapulmonar é mais comum ocorrer em quem vive com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.

A disseminação acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa, sem tratamento. Os sintomas incluem tosse por três semanas ou mais, febre vespertina, suor noturno e emagrecimento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que diariamente mais de 4,1 mil pessoas morrem por causa da tuberculose e cerca de 30 mil adoecem no mundo.

FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*