Doença da arranhadura do gato é causada por uma bactéria e não é grave

A doença da arranhadura do gato (DAG), também conhecida como Doença de Teeny ou febre da arranhadura do gato, é uma infecção bacteriana causada pela bactéria Bartonella henselae que afeta os gânglios linfáticos.

A bactéria é transmitida aos humanos por meio da mordida ou arranhões de gatos infectados. A saliva de um gato infectado em contato com uma ferida aberta de um indivíduo ou com os olhos também podem levar à infecção.

Os gatos, por sua vez, podem ser infectados pela bactéria através de picadas ou excrementos de pulgas. Além disso, os felinos também podem contrair a bactéria por meio de brigas com outro gato que esteja infectado.

Gatos jovens e filhotes são mais propensos a transmitir a doença.

Sintomas da Doença da arranhadura do gato
Normalmente, os gatos que estejam com a Bartonella henselae não apresentam sintomas ou adoecem, por isso pode ser difícil fazer um diagnóstico precoce.

Já seres humanos infectados com a doença da arranhadura do gato podem apresentar sintomas que incluem febre, dor de cabeça, exaustão e fadiga, gânglios linfáticos inchados perto do local da mordida ou arranhão, vermelhidão e lesões arredondadas e elevadas na área da mordida ou arranhão, surgimento de pus na área lesionada e dores no corpo.

Cerca de 3 a 14 dias após a exposição à bactéria, também pode ocorrer o aparecimento de bolhas e/ou uma infecção leve no local da mordida ou arranhão.

Fatores de risco
Alguns fatores podem aumentar o risco de contrair a doença da arranhadura do gato, como: permitir que um gato lamba qualquer ferida aberta que você tenha; travar brincadeiras com um gato que possa levar a mordidas e arranhões; não higienizar mordidas ou arranhões de um gato logo depois que ela acontecer; não administrar medicação anti-pulgas.

Tratamento da Doença da arranhadura do gato (DAG)
A doença da arranhadura do gato geralmente não é grave e na maioria dos casos, não são necessários antibióticos e a infecção desaparece sozinha.

Em casos mais avançados da doença, principalmente em quem tem sistema imune fragilizado, pode ser necessário administração de antibióticos para tratar a infecção, como a azitromicina (indicada para diminuir o volume dos linfonodos) e a ciprofloxacina.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*