Demandas russas prorrogam finalização da retomada do acordo nuclear com o Irã

As conversas para retomar o acordo nuclear de 2015 com o Irã atingiram uma situação de colapso nesta sexta, 11, após a Rússia fazer uma exigência de última hora, forçando as potências mundiais a pausar as negociações por tempo indeterminado, embora já tenham um texto amplamente concluído.

Os negociadores alcançaram a fase final de 11 meses de debates para que o acordo entrasse em vigor novamente, suspendendo as sanções ao Irã em troca de restrições ao seu programa nuclear, há muito temido pelo Ocidente como uma forma de encobrir a criação de bombas atômicas.

No último sábado, 5, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, surpreendentemente exigiu que assegurassem que o comércio russo com o Irã não seria atingido pelas sanções internacionais impostas a Moscou, uma demanda recusada pelas potências ocidentais e que Washington insistiu que não concordará.

Um colapso das negociações poderia mudar o cenário e deixar Teerã com uma curta distância para promover armas nucleares, uma situação que poderia desencadear uma nova guerra no Oriente Médio. Teerã nega que busca bombas atômicas.

A falta de êxito na finalização do acordo também pode influenciar o Ocidente a impor sanções duras adicionais ao Irã e aumentar ainda mais os preços mundiais do petróleo já impulsionados pelo conflito na Ucrânia.

FONTE: EBC

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*