A atuação dos atletas brasileiros na Paralimpíada de Inverno de Pequim (China) termina neste sábado, 12, com as últimas provas do esqui cross-country, realizadas na cidade de Zhangjiakou, a 180 quilômetros da sede dos Jogos. A partir de 1h30 (horário de Brasília), os cinco brasileiros da modalidade irão competir na disputa de meia distância (dez quilômetros no masculino e 7,5 quilômetros no feminino) para atletas que esquiam sentados. Às 23h, será a vez do revezamento misto.
A prova de média distância é a principal de Aline Rocha, que ficou em quinto lugar no Campeonato Mundial ocorrido em Lillehammer (Noruega), em janeiro. Nos Jogos de Inverno, a paranaense, de 31 anos, ficou em sétimo no percurso longo (15 quilômetros) e décimo no curto (um quilômetro).
Entre os homens, Cristian Ribera é o brasileiro com melhores performances na China. O rondoniense, de 19 anos, ficou em 14º na disputa longa (18 quilômetros) e o nono na curta (um quilômetro), modalidade em que faturou a medalha de prata no torneio mundial.
O Brasil também será representado pelos paulistas Guilherme Rocha e Wesley dos Santos e pelo paraibano Robelson Lula, todos estreantes em Paralimpíadas. Guilherme foi o melhor do trio na prova longa (19º) e Robelson na distância curta (18º).
A última participação do Brasil acontecerá no revezamento misto. A equipe terá quatro atletas do esqui cross-country e cada um percorrerá 2,5 quilômetros.
Seja o primeiro a comentar