O mandatário da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta, 11, que houve algum avanço nas negociações de Moscou com a Ucrânia para encerrar o conflito, mas não forneceu detalhes.
“Há certas modificações positivas, os negociadores do nosso lado me confirmaram isso.”, disse Putin em reunião com o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, acrescentando que as conversas seguem “quase todos os dias”.
Joe Biden
O Congresso dos Estados Unidos (EUA) está enfrentando uma pressão crescente de democratas e republicanos que querem que Biden tome outras atitudes para ajudar os aliados ucranianos. A Casa Branca é criticada por não enviar aviões de guerra para a Ucrânia, o que é definido como um “absurdo” pelos senadores.
O presidente estadunidense anunciou várias sanções desde o início do ataque russo no dia 24 de fevereiro. Além disso, também mandou ajuda humanitária e equipamentos militares ao território da Ucrânia. Porém, o Congresso alega que essas medidas não são suficientes.
Nesta quinta, 10, legisladores de vários comitês criticaram o governo de Biden por ter rejeitado a oferta da Polônia de enviar aviões de guerra à Ucrânia por meio dos EUA e de uma base aérea da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Alemanha.
O Departamento de Defesa justificou a decisão presidencial pelo “elevado risco” que a medida causaria, pois poderia incitar uma “reação expressiva da Rússia e numa escalada militar com a Otan”.
Seja o primeiro a comentar