Os atletas e autoridades ucranianas fizeram um apelo pela paz durante os Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim nesta quinta, 10. Os ucranianos sofrem com a invasão russa desde o dia 24 de fevereiro.
Comandada pelo presidente do comitê paralímpico nacional, Valerii Sushkevych, a delegação de 20 membros ergueu uma mensagem de “paz para todos”, acompanhada de punhos erguidos.
“Este minuto de silêncio é sobre milhares de pessoas, incluindo crianças e outras pessoas com deficiência, na Ucrânia.”, disse Sushkevych.
O técnico Andriy Nesterenko disse que diversas cidades do país foram atacadas e destruídas, além disso, acrescentou que sete membros da equipe são da cidade de Kharkiv, que está sitiada pelas forças russas.
“Os russos atacaram muitos hospitais e escolas. Quem ataca áreas civis não tem humanidade, pedimos gentilmente um céu seguro sobre a Ucrânia.”
A Ucrânia apresenta um bom desempenho nos Jogos de Inverno, embora a delegação quase não tenha conseguido desembarcar na China, diante da guerra. O país já faturou seis medalhas de ouro e está na terceira colocação da tabela, atrás da anfitriã China e do Canadá.
Equipes da Rússia e de Belarus foram excluídas dos Jogos.
Seja o primeiro a comentar