A amêndoa é uma oleaginosa vinda do fruto da árvore de amendoeira (Prunus dulcis), uma espécie da família Rosaceae predominante nos países mediterrâneos, como Espanha, Portugal e Austrália. Mas, também se desenvolve no território da Califórnia, nos Estados Unidos, local que é responsável pela maior parte da produção mundial de amêndoas.
A amêndoa é envolta por uma casca dura e firme, sendo considerada um fruto seco. É rica em fibras, proteínas e gorduras saudáveis, promovendo saúde e bem-estar.
Óleo de amêndoas na estética
O óleo de amêndoas, um dos principais derivados da semente, pode ser incluído na rotina de cuidados diários com a pele. Devido a seu alto poder de hidratação e capacidade de restaurar células danificadas, ele ajuda a prevenir a formação de estrias.
Segundo Débora Palos, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, os principais benefícios do óleo de amêndoas incluem evitar o ressecamento da pele, ajuda no tratamento de psoríase e eczema, reduz as rugas, ameniza as estrias e marcas na pele, hidrata e dá brilho aos cabelos.
Principais nutrientes da amêndoa
Enquanto alimento, a amêndoa tem um perfil nutricional bastante rico e diversificado em vitaminas e sais minerais. Rica em fibras, gorduras boas, vitamina E, manganês e magnésio, a semente também contém uma boa quantidade de vitamina B2 (riboflavina), fósforo e ferro.
Melhora a saúde cardiovascular
A presença de ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes em sua composição ajudam a proteger o coração e a prevenir ataques cardíacos e complicações cardiovasculares.
Segundo um estudo realizado pela Universidade da Pennsylvania, nos Estados Unidos, as amêndoas têm um efeito de redução do colesterol “ruim” (LDL), especialmente em pessoas com colesterol alto e diabetes.
Melhora a saúde cerebral
Um dos destaques da amêndoa é a presença de riboflavina e L-carnitina na composição, nutrientes que contribuem de maneira benéfica para a atividade dos neurônios e previnem o declínio cognitivo.
A amêndoa ajuda a prevenir inflamações que podem causar distúrbios cerebrais, como demência e Mal de Alzheimer.
Ajuda na saúde digestiva
As amêndoas possuem componentes probióticos que ajudam no processo de digestão, na detoxificação e na melhora da saúde da microbiota intestinal. Desse modo, o corpo consegue absorver os nutrientes dos alimentos, prevenindo deficiências nutricionais.
Previne o diabetes
As amêndoas ajudam a controlar a taxa de liberação de glicose no sangue, prevenindo a resistência à insulina.
Ademais, elas também podem auxiliar na diminuição de outros riscos comuns associados ao diabetes, como inflamação e altos níveis de estresse oxidativo.
Ajuda no tratamento de câncer e da inflamação
As amêndoas são compostas por poderosos compostos antioxidantes, como a gama-tocoferol, um tipo de vitamina E que fornece proteção contra diversas doenças como inflamação e câncer.
Uma pesquisa promovida pelo Centro de Fisiopatologia da Obesidade e Nutrição, em Barcelona, indicou que o consumo de amêndoas estaria ligado a uma diminuição das chances do desenvolvimento de câncer de cólon, de próstata e de mama.
Fortalecimento dos dentes e dos ossos
As amêndoas são uma boa fonte de minerais, como magnésio, fósforo e cálcio, que auxiliam no fortalecimento dos dentes e dos ossos.
Seja o primeiro a comentar