Não existem alimentos exclusivamente indigestos para todas as pessoas. Cada indivíduo é mais sensível a esse ou aquele ingrediente. Mas a culpa não é só da comida. Os hábitos alimentares também influenciam na má digestão.
Segundo a gastroenterologista da Universidade Federal de São Paulo Luciana Lobato, há, na verdade, quatro razões para a má digestão: alimentos que você ingere, a maneira como você os consome, a quantidade de líquidos consumida durante as garfadas e doenças associadas ao aparelho digestivo.
Alimentos gordurosos
Ovos, carnes vermelhas, derivados de leite, frituras, alimentos gordurosos no geral, são famosos por dar azia. As gorduras que há nesse tipo de comida retardam o esvaziamento do estômago.
Frutas cítricas
Frutas cítricas são vistas como grandes causadores de dores de estômago. Porém, para quem não enfrenta esse tipo de problema, o limão, por exemplo, ajuda a digerir alimentos pesados, principalmente as carnes.
Cafeína
Cafeína, presente no café, na maioria dos chás e nos refrigerantes de cola, é outro item a ser evitado por quem apresenta gastrite ou úlcera, já que estimula acidez no estômago. Além disso, o café relaxa os músculos que impedem a passagem dos alimentos do estômago para o esôfago.
Líquidos durante a refeição
Quando ingerimos líquidos, principalmente refrigerantes, com as refeições, o suco gástrico é diluído, modificando o pH local e fazendo com que a atividade enzimática fique comprometida. Isso piora a eficiência na absorção de vitaminas e minerais e contribui com a má digestão das proteínas. Assim, podem surgir, dependendo da pessoa, diarreia ou constipação.
Leite
O leite e seus derivados são alguns dos alimentos que mais causam reclamações com relação à dificuldade de serem digeridos. Isso acontece porque, atualmente, muitas pessoas têm intolerância à lactose ou má digestão da lactose.
Estima-se que 50% dos adultos tenham intolerância.
Seja o primeiro a comentar