Após a invasão da Rússia ao território vizinho, Ucrânia, na madrugada desta quinta,24, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, disse que a aliança está cooperando com a União Europeia, para implantar sanções econômicas severas aos russos.
“Vamos mostrar um pacote de novas sanções para que sejam validadas pelos líderes europeus. Essa medida ira diminuir fortemente o acesso da Rússia ao mercado financeiro. A Rússia foi pressionada nas últimas semanas e essas pressões vão aumentar.”, afirmou Von Der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
A presidente explicou que as sanções vão sufocar o crescimento econômico da Rússia, aumentar a inflação, propiciar uma fuga de capital, prejudicar a infraestrutura industrial e o acesso do país à tecnologia estratégica.
A Otan e a EU seguem aflitas temendo um extravasamento do conflito para outros países, o que ativaria o artigo 5º da Carta da Otan. O artigo assegura que qualquer ataque a um país-membro será considerado um ataque a todos os membros.
A Ucrânia não é integrante da Otan, mas é apoiada pela aliança há anos.
O secretário-geral afirmou que não é foco da Otan mandar soldados para a Ucrânia, mas sim para o território da aliança.
Stoltenberg explicou que os planos defensivos da Otan, desenvolvidos ao longo dos anos e iniciados hoje, possibiltam que a entidade possa reagir a crises como essa.
Seja o primeiro a comentar