Uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, descobriu que homens que bebem pelo menos duas xícaras de qualquer tipo de chá por dia tendem a ter menores chances de serem acometidos pelo câncer de próstata. Os resultados foram publicados em março no jornal Cancer Causes & Control.
A equipe reuniu 892 homens diagnosticados com câncer de próstata e comparou com um grupo controle de aproximadamente 800 homens saudáveis. Foram avaliados a dieta e os hábitos de consumo dos dois grupos e, assim, percebeu-se que aqueles que consumiam duas ou mais xícaras de chá por dia apresentavam um risco 37% menor de ter câncer de próstata do que aqueles que não ingeriam a bebida.
Além disso, os estudiosos também perceberam que a maioria dos participantes tomavam café, e que essa bebida não gerava impacto expressivo na diminuição de chances de câncer.
O estudo não averiguou como o chá pode ajudar a prevenir tumores de próstata. Porém, apurações anteriores já demonstraram que a bebida contém substâncias chamadas polifenois, que geram proteção dos tecidos e órgãos vitais contra uma invasão de células cancerígenas.
Seja o primeiro a comentar