Uma pesquisa publicada pelo periódico BMJ Evidence-Based Medicine afirma que o mel, velho conhecido como remédio caseiro, verdadeiramente funciona para o tratamento de tosse e resfriados.
Segundo o estudo, as infecções do trato respiratório superior são o principal motivo para prescrição de antibióticos. Porém, grande parte dessas infecções é viral, assim, a utilização desse tipo de medicamento é ineficaz.
O mel age como uma ótima alternativa para quem sofre com problemas respiratórios. “O mel é uma forma popular para tratar os sintomas. Então, as diretrizes recomendam o uso dele principalmente para tosse aguda em crianças”, disse Hibatullah Abuelgasim, pesquisadora da Universidade de Medicina de Oxford.
Benefícios do mel
A equipe de pesquisadores fez análises acerca das várias provas científicas que compararam o efeito do mel em forma de chás, puro ou em misturas, aos efeitos dos tratamentos habituais, como antibióticos, xaropes e medicamentos sem prescrição médica.
Dessa forma, descobriu-se que o mel estava associado a uma redução significativa nos sintomas, especificamente na gravidade e frequência da tosse.
Mais que um alimento
O mel é um alimento acessível a todos e além do uso medicinal, o mel também pode ser usado como adoçante natural. Além disso, possui ação antioxidante e prebiótica. Ele é capaz de modificar o balanço da microbiana intestinal, estimulando a atividade de micro-organismos benéficos. Por ser rico em carboidratos e açúcar, ele também é fonte de energia.
Seja o primeiro a comentar