Medidas para reforçar a segurança sanitária global apenas encontrarão êxito caso o papel da Organização Mundial da Saúde (OMS) seja aprimorado, disse nesta quinta, 17, o chefe da organização, durante proposta de novo fundo de prevenção de pandemias feita por seu maior doador, os Estados Unidos.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, realizou uma videoconferência do G20 com líderes financeiros.
“É nítido que no centro dessa arquitetura, o mundo precisa de uma OMS fortalecida e financiada de forma sustentável, com mandato, conhecimento técnico e legitimidade global únicos.”, disse Tedros em painel na capital indonésia, Jacarta.
Janet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos (EUA), requisitou aos países-membros do G20 que prestem suporte ao fundo destinado à prevenção de pandemias.
Com intuito de dissipar as restrições feitas por algumas das 20 maiores economias do mundo, Yellen afirmou que isso não desviaria o dinheiro necessário para promover a mudança na entidade e nem criaria novo órgão multilateral.
O presidente do Banco Mundial, David Malpass, afirmou ao painel que a agência está trabalhando de maneira rápida para criação de um novo fundo financeiro intermediário, a fim de elevar o financiamento para preparação e resposta à pandemia.
A Indonésia é a anfitriã do G20 este ano. O fortalecimento da arquitetura global de saúde é uma das ações prioritárias do presidente Joko Widodo durante a liderança indonésia do bloco.
Seja o primeiro a comentar