Diante de ameaças e intimidações, Ucrânia pode não se integrar à Otan

A Ucrânia pode abdicar da ideia de se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para evitar confronto militar com a Rússia, afirmou nesta segunda, 14, o embaixador ucraniano no Reino Unido, Vadym Prystaiko.

Prystaiko, alegou que a Ucrânia seria “flexível” em relação a ingressar na Aliança Atlântica, além disso, também afirmou que o país é “responsável”, após o presidente russo, Vladimir Putin, ameaçar entrar em conflito armado.

“Podemos não ingressar, diante das ameças, intimidações.”, disse o embaixador.

A tensão entre Kiev e Moscou aumentou desde novembro passado, após uma ação russa de enviar mais de 100 mil soldados para região próxima à fronteira ucraniana, o que fez disparar alarmes na Ucrânia e no Ocidente, que denunciou uma possível invasão da ex-república soviética.

Em dezembro, as autoridades russas exigiram medidas de segurança obrigatórias dos Estados Unidos e da Otan para evitar a expansão da Aliança Atlântica mais para o leste e implantasse armas ofensivas perto de suas fronteiras.

Moscou mandou recentemente carta a todos os países-membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (Osce), solicitando que esclarecessem seu posicionamento sobre o que entendem por segurança indivisível na Europa.

A Rússia afirma deter o direito soberano de estacionar tropas em qualquer lugar de seu território e, por sua vez, acusa o fornecimento massivo de armas à Ucrânia pelo Ocidente.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.
FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*