Comemorando os 66 anos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o Espaço Oscar Niemeyer (EON), equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), teve suas portas reabertas ao público nesta sexta, 11. Intitulada Novacap, Construtora de Monumentos, uma exposição percorre a linha do tempo do órgão cuja história se confunde com a gênese de Brasília.
“Essa exposição é uma bela síntese da história de Brasília. Em primeiro lugar porque foi a Novacap que mudou os traços ousados das pranchetas na Brasília real e modernista de que usufruímos hoje. Segundo, porque passaram pelos quadros da companhia representantes da elite cultural do país, como Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão e Burle Marx, que foram os produtores de parte da beleza de nossa cidade.” Afirma o subsecretário de Patrimônio Cultural, Aquiles Brayner.
Reformas
O museu, fechado desde o início da pandemia de Covid-19, passou por reestruturações para sua reabertura segura à população.
“Reinaugurar esse local, com qualidade e segurança, celebrando a importância histórica da Novacap, é uma dádiva aos moradores do DF.”, ressalta o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.
A Novacap foi fundada em 19 de setembro de 1956 pelo presidente Juscelino Kubitschek, e tem como função gerir a construção da capital num cronograma apertado.
A mostra
A estrutura circular do Espaço Oscar Niemeyer, projetado pelo arquiteto de Brasília e inaugurado em 1989, contará com uma de exposição objetos e maquinários históricos da empresa, registros funcionais de trabalhadores, plantas e maquetes. A mostra visa retratar a história da Novacap.
Seja o primeiro a comentar