Urinar durante o banho para algumas pessoas é algo normal, mas para outras, esse hábito pode ser estranho e pouco higiênico. Esse costume, que, geralmente, começa na infância, já foi até defendido por ser uma atitude ecologicamente correta, já que economiza ao menos uma descarga no vaso sanitário.
Para muitos especialistas, fazer xixi no banho não é considerado algo negativo. “Essa é uma prática extremamente comum e a urina é estéril, ou seja, não contém bactérias ou outros germes nocivos”, explica Luiz Otávio Ferreira de Sousa Nazar, médico especialista em Cirurgia Geral, Laparoscopia e Urologia do Hospital de Clínicas do Ingá.
O médico aponta que o maior malefício em urinar no banho é que a uréia, substância contida na urina, pode provocar um forte odor quando acumulada no banheiro, fazendo com que o hábito seja considerado anti-higiênico.
Carlos Bautzer, médico do núcleo de Medicina Sexual do Hospital Sírio-Libanês e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, afirma que em tempos de racionamento hídrico, a prática é vista como uma boa alternativa para economizar os litros de água da descarga.
A urina pode provocar doenças?
De acordo com Carlos Bautzer, caso a pele da pessoa não tenha feridas expostas, um eventual contato com a urina não causa problemas.
O médico conta que, se a pessoa não apresentar uma infecção urinária, a urina é “segura” e livre de bactérias, fazendo com que o risco de desenvolver complicações seja quase nulo.
Seja o primeiro a comentar