A utilização do bakuchiol é uma das maiores novidades no universo de skincare nos últimos anos.
O bakuchiol é um antioxidante natural extraído da semente da planta Psoralea corylifolia, cultivada em países da Ásia Oriental. Devido a sua ação anti-inflamatória e antibacteriana , esse composto tem sido usado na medicina ayurvédica por centenas de anos.
Além disso, estudos recentes apontam que essa substância também pode ser uma aliada aos tratamentos tópicos contra o envelhecimento precoce.
Para que serve o bakuchiol?
O bakuchiol pode atuar diversas maneiras, mas seu papel se destaca no combate ao envelhecimento. Até o momento, ele é o único extrato botânico que comprovadamente produz colágeno como o retinol.
Renato Pazzini, dermatologista pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), afirma que a molécula do bakuchiol ativa caminhos celulares parecidos aos provocados pelo uso do ativo, também conhecido como vitamina A, auxiliando na redução de linhas finas e na uniformização do tom de pele.
Uma pesquisa divulgada em 2019 no British Journal of Dermatology,aponta que o retinol e o bakuchiol agem semelhantemente nas rugas e na pigmentação da pele. Porém, sendo um composto natural, o bakuchiol não gera efeitos colaterais como descamação, ardor e comichão, por isso é mais indicado àqueles que apresentam sensibilidade na pele.
O bakuchiol também ajuda no tratamento de acne, especialmente para os casos leves ou moderados.
Esse composto natural e vegano apresenta propriedades antiproliferativas, anti-inflamatórias, antioxidante e antiacne.
O bakuchiol surge como uma alternativa natural e com maior tolerância, comprovadamente fortalecendo a base da pele e ajudando a prevenir e a reduzir as linhas finas e rugas sem o risco de irritação.
Seja o primeiro a comentar