Os distúrbios do sono, também conhecidos como perturbações do sono, são condições e doenças que interferem, direta ou indiretamente, na capacidade de uma pessoa dormir de maneira saudável. As complicações mais comuns são a insônia, sonambulismo, bruxismo, apneia do sono e narcolepsia.
Apneia do sono e narcolepsia são condições constantemente confundidas entre as pessoas, porém são coisas distintas.
“A narcolepsia é uma doença crônica que apresenta episódios súbitos de sonolência durante o dia, que podem ocorrer nas mais inusitadas situações. Esses episódios de sonolência diurna são incontroláveis.”, explica a neurologista Danielle de Lara.
Já no caso da apneia do sono, a profissional explica que é uma doença grave e crônica em que o indivíduo, durante a noite em seu sono normal, apresenta diversos episódios de interrupção da respiração com duração geralmente de alguns segundos.
“A apneia do sono pode gerar uma sonolência excessiva durante o dia devido à má qualidade do sono noturno e, por isso, em algumas situações, esses diagnósticos podem ser confundidos, mesmo sendodoenças distintas”, conta a especialista.
Assim, as duas condições se divergem nos sintomas e em como a qualidade de vida do paciente é afetada. Entre as especialidades que podem diagnosticar a apneia do sono e narcolepsia estão Clínica médica, Pneumologia, Neurologia e Psiquiatria.
Seja o primeiro a comentar