DF é destaque nacional em baixo número de homicídios

As políticas implementadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), através do programa DF Mais Seguro, geraram resultados positivos. As medidas fizeram com que o DF ultrapasse, em 2021, os recordes históricos de 2019 e 2020, apresentando as menores taxas de homicídios dos últimos 39 e 41 anos, respectivamente.

O balanço realizado pela SSP-DF mostra que, no ano passado, foram registrados 10 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, índice mais baixo desde 1977, que teve 14/100 mil.

Avaliando o número absoluto de vítimas de homicídio, no mesmo período, a capital federal alcançou o menor número de mortes em 29 anos. Em 1992, ano em que a redução foi menor, Brasília contava 1,6 milhões de habitantes com último e foram 302 vítimas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já em 2021, com população estimada em 3,1 milhões, foram registrados 309 casos, sete a mais com praticamente o dobro de habitantes. Em relação a 2020, a ocorrência de homicídios reduziu 17,4% (de 374 para 309).

“O trabalho integrado das forças de segurança, o uso da tecnologia e do trabalho de inteligência, também foram fundamentais para os resultados positivos”, destaca o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo.

Destaque nacional
Informações do Monitor da Violência publicados em outubro, apontam que no mês de setembro de 2021, o Distrito Federal atingiu a menor taxa de homicídios do país para o mês, com 0,60 casos por 100 mil habitantes, empatando com os estados de São Paulo e Santa Catarina. “O elevado índice de resolução de crimes, o combate ao tráfico de drogas e ao porte ilegal de armas, além do tempo de resposta do Corpo de Bombeiros no atendimento às vítimas, foram cruciais nesse processo”, afirma Danilo.

Produtividade das forças de segurança
No ano passado, a Polícia Militar do DF (PMDF) conseguiu tirar apreender mais de 1,5 mil armas de fogo, além de realizar mais de oito mil prisões em flagrante por crimes distintos.

Enfrentamento à violência contra a mulher
Em 2021, foram registrados 24 crimes de feminicídio na capital. “Sabíamos que para bater a marca de 2020, que teve 17 violências de gênero, teríamos que fortalecer nossas ações em parceria com outros órgãos do governo e da sociedade. Assim, lançamos o programa Mulher Mais Segura, que institui uma série de planos e ações integradas de enfrentamento a este tipo de crime”, destacou o secretário Júlio Danilo.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*