As Plantas Alimentícias Não Convencionais, também chamadas pela sigla PANCs, são espécies vegetais pouco consumidas e/ou conhecidas pela maioria da população. São plantas saudáveis e seguras para a saúde, que possuem diversos benefícios nutritivos.
Essas plantas são rústicas e brotam de maneira quase espontânea, geralmente em ambientes onde já estão naturalmente inseridas. Devido a essa característica, não são afetadas por muitas pragas, como ocorre em lavouras, e não exigem muita mão de obra para cultivo, como espécies importadas para o Brasil.
Alguns exemplos bastante usuais de PANCs são o dente-de-leão e a serralha, que costumam surgir em beiras de estradas, terrenos abandonados e até nas calçadas de cidades brasileiras. Outras plantas dessa categoria que são mais populares, especialmente na culinária mineira, são a taioba e a ora-pró-nóbis.
Além disso, algumas PANCs também são usadas em paisagismo, como é o caso da capuchinha. Tanto as folhas quanto as flores são comestíveis e podem ser consumidas em saladas ou usadas para decorar pratos.
Onde as PANCs são mais populares
Em áreas do interior do Brasil é comum que as famílias cultivem algumas PANCs em seus lares. Muitas dessas plantas, inclusive, são amplamente consumidas por comunidades indígenas ou ribeirinhas.
Elas costumam ser criadas por pequenos produtores e em escala doméstica.
Onde encontrar PANCs
As PANCs são encontradas em clareiras de matas, estradas, campos não lavrados, pomares, cafezais e terrenos baldios. Em um ambiente mais urbano, como uma cidade, há a possibilidade de econtrá-las em calçadas, praças, parques e jardins de todo tipo.
É indicado que haja o consumo apenas dos vegetais cuja procedência é conhecida.
Seja o primeiro a comentar