O deslocamento por bicicleta encantou a população de Brasília e ganhou mais adeptos, devido à liberdade para ir, vir e curtir com praticidade. Depois de um mês da instalação, mais de 12 mil viagens foram registradas. O sistema compartilhado da capital teve início em outubro deste ano e, atualmente, contabiliza uma média de 42 minutos de uso por bike e aproximadamente 350 viagens por dia.
Na área central de Brasília há 200 bicicletas espalhadas em 30 estações. A operação é feita pela empresa Tembici, que venceu licitação do GDF e investiu R$ 10 milhões para promover o serviço, sem gerar custos para o governo do DF.
“É importante pensar e estabelecer novos modelos de mobilidade urbana. Por isso incentivamos medidas de ciclomobilidade, que são fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade limpa, com menos tráfego e mais acessível”, afirma o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro.
Aumento de ciclovias
Brasília tem a segunda maior malha cicloviária do país, aumentando o incentivo àqueles que decidirem usufruir das bicicletas compartilhadas. A capital conta com 616 km de ciclovias construídas e, para 2022, é esperada a construção de mais 130 km.
Seja o primeiro a comentar