A FIFA informou nesta segunda, 20, aos líderes do futebol internacional que promover uma Copa do Mundo bienal renderia um montante extra de US$ 4,4 bilhões para a entidade.
A FIFA está realizando uma “cúpula global” de líderes de federações nacionais de futebol para discutir sua sugestão de diminuir o intervalo do Mundial de quatro para dois anos.
Os dados financeiros compõem um levantamento geral de viabilidade que a organização está apresentando. Os relatórios otimistas contrastam bastante com uma avaliação mostrada por críticos das propostas.
Entretanto, há oposição de times da Europa, das grandes ligas e da UEFA, que é a corporação que lidera o futebol da Europa e cujo presidente, Aleksander Ceferin, ameaça boicotar qualquer torneio que seja adicionado.
O Fórum das Ligas Mundiais solicitou em novembro um balanço que alegou que a proposta da FIFA resultaria em prejuízos financeiros às grandes ligas domésticas e à UEFA. A medida juntamente com as transformações no Mundial de Clubes, custaria aproximadamente US$ 8 bilhões por temporada em direitos de transmissão de televisão, bilheterias e acordos comerciais.
A Open Economics, empresa italiana, revelou que os rendimentos das competições das ligas domésticas e da UEFA não sofrem interferências por competições das seleções e de clubes no exterior.
FONTE: EBC
Seja o primeiro a comentar