A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou nesta sexta, 17, uma proposta que libera a comercialização de mais um produto medicinal à base de Cannabis no Brasil. O novo fármaco é o Extrato de Cannabis Sativa Alafiamed 200 mg/ml.
De acordo com o órgão, o medicamento é fabricado na Suíça e será importado e distribuído no Brasil pronto para uso. Estará disponível sob a forma de solução em gotas, contendo 50 mg/mL de canabidiol (CBD) e não mais que 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC). O THC é o princípio ativo priscotrópico da planta. Farmácias e drogarias poderão vender o medicamento mediante à prescrição médica por meio de receita do tipo B (de cor azul).
“O CBD e o THC são considerados marcadores no controle de qualidade desses extratos, que são feitos também por outras substâncias, como demais canabinoides e taninos. Os extratos vegetais são complexos, podem ter diversas substâncias ativas que atuam por diferentes mecanismos no corpo humano, o que torna ainda mais crucial o controle e o monitoramento aplicados a esses produtos pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)”, destacou a Anvisa.
A Anvisa já deu aval ao uso de nove produtos à base de Cannabis, que passaram por avaliação completa acerca da sua qualidade e adequabilidade para uso humano. As corporações que produzem esses remédios são certificadas quanto às Boas Práticas de Fabricação.
Seja o primeiro a comentar