A Secretaria de Saúde publicou na sexta, 17, que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF) identificou mais dois casos positivos da variante Ômicron. O casal infectado chegou a Brasília, na segunda, 14, em voo direto de Cancún para a capital federal. Os dois apresentaram teste negativo quando ingressaram no DF, mas a mulher realizou novo exame que testou para Covid-19.
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde-DF (Cievs-DF) foi chamado pelos viajantes e coletou o teste PCR dos dois. As amostras foram sequenciadas pelo Lacen-DF, o resultado foi relatado na sexta, 17, e foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, referência pelo Ministério da Saúde, para validação.
O casal manifestou sintomas leves e seguem em isolamento. Ambos estão vacinados com duas doses da Pfizer.
O Cievs-DF espera a lista, que será encaminhada pelo Ministério da Saúde, de passageiros do mesmo voo para monitorar aqueles que se sentaram próximos ao casal contaminado.
Nesta sexta, 17, outro viajante de voo internacional também foi detectado com coronavírus e o sequenciamento foi iniciado para identificação da variante. O passageiro desembarcou do Canadá, após ter feito conexão no Panamá.
Seja o primeiro a comentar