O conselho do Senado escolheu nesta terça, 14, o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) para ocupar o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Anastasia recebeu 52 votos e ficará com a vaga deixada pelo ministro Raimundo Carreiro, que será embaixador do Brasil em Portugal.
A vaga para ser ministro do TCU foi disputada entre o senador Anastasia, a senadora Kátia Abreu (PP-TO), que recebeu 19 votos, e o senador Bezerra Coelho (MDB-PE), que teve 7 votos.
Antonio Anastasia disse, antes do início da eleição, que um ministro do TCU precisa não apenas possuir o acervo técnico sobre as contas públicas e a legislação aplicada à administração federal, mas também “sensibilidade” para entender a situação dos gestores.
Os ministros do TCU têm mandato vitalício, com aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade. O órgão concede apoio ao Congresso Nacional no processo de fiscalização das finanças públicas. É sua função emitir pareceres acerca das contas anuais apresentadas pelo Executivo, conduzir diligências e auditorias pedidas pelos parlamentares e dar informações requisitadas pelas Casas ou pelas suas comissões.
Seja o primeiro a comentar