As chuvas intensas que atingem o estado da Bahia já somaram pelo menos 10 mortos. A Defesa Civil estadual publicou um levantamento nesta segunda, 13, que registra, nas regiões mais afetadas, aproximadamente 15.199 pessoas desalojadas e 6.371 desabrigadas.
Na última semana, os temporais ocorridos foram prejudiciais a mais de 220 mil pessoas. As precipitações fizeram rios transbordarem, casas foram inundadas, e com estradas e pontes destruídas, algumas cidades estão ilhadas e incomunicáveis. O governador da Bahia, Rui Costa, decretou situação de emergência em cerca de 51 municípios. Enquanto, o governo federal até agora só fez o reconhecimento de estado emergencial em 24 municípios baianos.
Mesmo com a diminuição significativa da ocorrência de chuvas e os níveis de águas estejam baixando em muitos lugares, a força-tarefa disponibilizada pelo governo do estado para apoiar a população no extremo sul com equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Grupamento Aéreo da Polícia Militar e a Defesa Civil do estado, prosseguem com suas tarefas.
Mais de 1,5 mil cestas básicas, além de roupas, água e itens de uso pessoal foram divididos pelos grupamentos de bombeiros militares das cidades de Porto Seguro e Eunápolis. As doações foram recolhidas pela população e entregues com o auxílio dos agentes.
Recuperação
O Ministério do Desenvolvimento Regional divulgou a liberação de recursos de R$ 5,8 milhões para ajudar os municípios de Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba.
O governo federal também liberou o emprego de tropas do Exército no resgate e realocação de quem está desabrigado pelas enchentes e inundações.
Seja o primeiro a comentar