A ursa Liz com cerca de 60kg, da espécie urso-de-óculos, que veio de Salvador e será a nova parceira do urso Ney é a mais recente moradora do Zoológico de Brasília. O encontro desses ursos é para fins de reprodução e conservação da espécie.
Ney está sob supervisão do Zoo de Brasília desde 2017 e foi selecionado depois da realização da pesquisa científica genealógica dos ursos nos zoológicos brasileiros. A alta variabilidade genética entre os dois indivíduos possibilitou a integração do casal em programas internacionais para a conservação da espécie.
O urso-de-óculos é a única espécie desse animal de ocorrência na América do Sul, porém está ameaçada de extinção pela perda gradual de habitat. Há levantamentos que sugerem a existência de menos de cinco mil indivíduos na natureza, mas é considerada uma espécie que se reproduz bem sob cuidados humanos.
Por aproximadamente 30 dias, Liz ficará em quarentena em um lugar temporário, fora da área de visitação, para que sejam realizados todos os exames clínicos e comportamentais essenciais.
Seja o primeiro a comentar