
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou neste sábado, 26, impor novas sanções à Rússia, em resposta aos recentes ataques contra áreas civis na Ucrânia. Em publicação na rede social Truth, Trump criticou o presidente russo, Vladimir Putin, afirmando que “muitas pessoas estão morrendo” e sugerindo que a Rússia pode não estar disposta a encerrar o conflito. O comentário foi feito após Trump participar do funeral do Papa Francisco, no Vaticano, onde se encontrou com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
No texto, Trump condenou os lançamentos de mísseis contra cidades e aldeias ucranianas nos últimos dias e indicou que poderá adotar novas medidas punitivas contra Moscou, como o reforço das sanções já existentes e ações contra o sistema bancário russo. O presidente norte-americano destacou que a continuidade dos ataques sugere que Putin “está apenas brincando” com propostas de paz.
Apesar da tensão, o governo russo informou neste sábado que Putin manifestou disposição para negociar uma solução para a guerra “sem quaisquer pré-condições”. A declaração foi feita durante reunião em Moscou com o enviado de Trump, Steve Witkoff, realizada na última sexta-feira.
Seja o primeiro a comentar