
Os preços dos produtos mais consumidos na Semana da Páscoa registraram queda média de 0,43% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da FecomercioSP com base em dados do IBGE, divulgado nessa segunda, 14. O resultado contrasta com a alta de 20,2% observada na Páscoa de 2023. Dos 11 itens analisados, cinco ficaram mais baratos, como a batata-inglesa (-40,5%), cebola (-37,6%) e arroz (-4,1%).
Por outro lado, produtos diretamente ligados à celebração religiosa tiveram forte alta. O chocolate em barra e bombons subiram 18,5%, enquanto os ovos de galinha e azeitonas aumentaram 13,2%. O azeite de oliva ficou 12,6% mais caro. Segundo a FecomercioSP, o aumento no preço dos chocolates está ligado à quebra de safra em grandes produtores internacionais, como Gana, impactando o mercado global.
Apesar da inflação pontual em alguns itens, a federação projeta aumento de 5% no faturamento dos supermercados paulistas em abril, na comparação com o mesmo mês de 2023. O crescimento não se deve apenas à Páscoa, mas também ao cenário econômico atual, com mercado de trabalho aquecido, aumento da renda e maior oferta de crédito para o consumidor.
Seja o primeiro a comentar