
Os mercados financeiros globais registraram fortes perdas nessa segunda, 7, refletindo o aumento das tensões provocadas pela guerra comercial intensificada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na Ásia, o dia já começou com sinais de pânico: no Japão e em Taiwan, os negócios chegaram a ser suspensos devido à queda acentuada dos preços em pouco tempo. Desde a posse de Trump, em 20 de janeiro, o índice japonês Nikkei 225 acumula desvalorização de 15,75%.
Na China, principal antagonista dos EUA no embate comercial, o índice Ftse China 50 teve alta de 1,12% nesta segunda-feira, mas acumula uma queda de 29,5% desde o pico de março. Em sentido contrário à maioria das principais bolsas, o Ibovespa, índice da bolsa brasileira, subiu 5,04% no mesmo período, sendo um dos poucos mercados a apresentar desempenho positivo desde o início do novo mandato de Trump.
Nos Estados Unidos, os temores de uma recessão iminente, impulsionados pelos efeitos das tarifas impostas, derrubaram os índices de Wall Street. O S&P 500 recuou 15,58% desde a posse do republicano, enquanto o Nasdaq Composite, que reúne empresas de tecnologia, acumula queda ainda mais expressiva de 20,51%. As perdas mostram a dimensão do impacto da política comercial adotada por Trump na economia global.
Seja o primeiro a comentar