Polícia Federal desarticula organização criminosa que levava pessoas ilegalmente aos EUA

A Polícia Federal deflagrou nessa quarta, 26, a Operação Siblings para desarticular uma organização criminosa que agenciou a ida ilegal de 669 pessoas aos Estados Unidos, via México. O grupo, liderado por uma família em Governador Valadares (MG), teria envolvido cerca de 1,5 mil migrantes, incluindo menores de idade. De acordo com a PF, a estrutura da organização contava com setores especializados na captação de pessoas, compra de passagens, reserva de hotéis, falsificação de documentos e criação de contas bancárias em nome de terceiros.

Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Espírito Santo e no Distrito Federal, além de 11 medidas cautelares e bloqueio de contas bancárias que podem chegar a R$ 43 milhões. Segundo as investigações, o esquema criminoso pode estar ligado a redes que praticam tráfico de pessoas e outras atividades ilícitas.

Os envolvidos poderão responder por diversos crimes, como participação em organização criminosa, promoção de migração ilegal, envio irregular de crianças e adolescentes para o exterior, falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsificados. Caso sejam condenados, podem enfrentar penas severas conforme a legislação brasileira.

A PF reforça que denúncias sobre crimes como tráfico de pessoas e violações de direitos humanos podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100. Já para denúncias sobre violência contra mulheres e meninas, o canal disponível é o Ligue 180.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*