Apagão no Chile afeta maior mina de cobre do mundo e causa transtornos

Um apagão de grandes proporções afetou diversas regiões do Chile nessa última terça, 26, impactando atividades essenciais e interrompendo a operação de importantes minas de cobre. A estatal Codelco confirmou que a queda de energia atingiu todas as suas divisões, deixando sem eletricidade minas como Chuquicamata, Andina, Salvador e El Teniente. A mina Escondida, a maior produtora de cobre do mundo, também foi afetada, enquanto as mineradoras Antofagasta e Anglo American recorreram a geradores para manter parte das operações.

Além da mineração, a capital Santiago enfrentou transtornos com semáforos desligados e a paralisação do metrô, que transporta milhões de passageiros diariamente. Apesar disso, o Aeroporto Internacional Arturo Merino continuou operando, embora a Latam Airlines tenha registrado atrasos em alguns voos. O apagão afetou desde Arica e Parinacota, no norte, até Los Lagos, no sul, mas, segundo o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred), não houve registros de emergências graves.

A ministra do Interior, Carolina Toha, explicou que a falha foi causada por um problema em uma linha de transmissão no norte do país, descartando a hipótese de ataque cibernético. Segundo ela, o serviço deve ser restabelecido em poucas horas, mas o governo monitora a situação e pode adotar novas medidas caso a recuperação da energia demore mais do que o previsto.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*