Prazo para envio de informes do Imposto de Renda termina nesta sexta-feira

As empresas e instituições financeiras têm até sexta, 28, para enviar aos contribuintes os informes de rendimentos referentes ao ano passado, documento essencial para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (IRPF). A entrega da declaração está prevista para começar em 17 de março, e os dados podem ser disponibilizados por e-mail, sites, aplicativos ou, no caso dos servidores públicos federais, pelo sistema SouGov.br. Aposentados e pensionistas do INSS podem acessar seus comprovantes pela plataforma Meu INSS.

Os informes contêm informações detalhadas sobre os valores recebidos, descontos para a Previdência Social, Imposto de Renda retido na fonte e contribuições para planos de saúde e previdência complementar. Caso o contribuinte não receba os documentos no prazo, é recomendado buscar o setor responsável da empresa ou instituição financeira. Persistindo o atraso, a Receita Federal pode ser acionada. Em caso de erro nos dados, um novo documento corrigido deve ser solicitado para evitar inconsistências na declaração.

Desde 2023, o prazo de entrega do IR foi ajustado para o período entre 15 de março e 31 de maio, permitindo que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida no primeiro dia de entrega. Caso não receba os informes a tempo, o contribuinte pode enviar uma versão preliminar da declaração e, posteriormente, realizar uma retificação para corrigir possíveis inconsistências, evitando multas por atraso.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*