Nesta terça, 30, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Combata o mosquito todo dia” para incentivar os brasileiros praticarem ações preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A meta é aumentar ações antes do início do verão e evitar surtos e epidemias.
O general Manoel Pafiadache, secretário de Saúde do Distrito Federal, esteve no lançamento da campanha e afirmou que em novembro mais 500 agentes de vigilância ambiental começaram a trabalhar. O número de casos registra que no mês de novembro deste ano houve uma diminuição de 70,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
A prevenção nos lares da população exigem rotinas diárias. Já a cada 15 dias, as ações maiores em que ocorrem vistorias em locais do DF como ferros-velhos ou onde há acúmulo de lixo, são realizadas pelas equipes.
É feita a aplicação de produtos químicos estrategicamente, caso seja preciso. Ao invés do UBV pesado, fumacê, que é espalhado pelo vento, os agentes aplicam um produto líquido que impregna nas superfícies e protege a população por cerca de 30 dias.
Seja o primeiro a comentar